quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comitê Executivo da 5ª CNSI realiza primeira reunião

O comitê deu andamento à elaboração do Plano Operacional para a realização da etapa

Membros do Comitê Executivo da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI) estiveram em Brasília (DF), na manhã da última segunda-feira (26), onde foi realizada a primeira reunião do grupo, que conta com representantes de vários órgãos ligados à saúde indígena. O objetivo foi fazer um levantamento das atividades a serem executadas pelo comitê, tendo em vista a realização da Etapa Nacional CNSI, prevista para acontecer entre os dias 26 e 30 de novembro, na capital federal. Além disso, o comitê deu andamento à elaboração do Plano Operacional para a realização da etapa.

A assessora especial do Controle Social da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Bianca Moura, ressaltou a importância de se levar sempre em consideração a diversidade cultural das comunidades indígenas. Segundo ela, é necessário deixar que os índios assumam seu papel dentro das conferências. “Os índios têm uma organização com metodologia própria. Precisamos respeitar isso e permitir que eles conduzam as etapas, cabendo a nós auxiliá-los e não apenas incumbir tarefas”, reforçou.

Após discussões, foram estabelecidas as seguintes comissões: Acolhimento; Alimentação; Atividades Culturais; Cerimonial; Credenciamento; Hospedagem e Transporte; Sala de Apoio; Passagens (aéreas ou de ônibus) e Saúde.

Ficou estabelecido que o dia 9 de setembro, data da próxima reunião do comitê, seja o prazo máximo para a constituição das comissões, inclusive com o número de membros de cada uma, suas competências e recursos necessários para o desenvolvimento das atividades. “Todas as comissões terão um coordenador, o qual vai montar a equipe de trabalho e apresentá-la na próxima reunião”, esclareceu Fidélia Vasconcelos de Lima, da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA).

Participaram da reunião representantes da SAA; Sesai; Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde (SE-CNS); Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP); Secretaria de Atenção à Saúde (SAS); Comissão Organizadora da 5ª CNSI e Apoio Técnico.


Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS
Clique aqui para ver as fotos da reunião

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter