segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DSEI Alto Rio Purus encerra Etapa Distrital da 5ª CNSI

DSEI Alto Rio Purus encerra Etapa Distrital da 

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

O Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus (DSEI/ARP) encerrou, no final da tarde desta quinta-feira (1º), em Rio Branco (AC), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI). Durante o encontro, delegados e convidados foram distribuídos em seis grupos de trabalho, de forma paritária - 50% de usuários indígenas, 25% de gestores e 25% de trabalhadores - para discutir as sete diretrizes previstas no Regimento Interno da 5ª CNSI.
A Etapa Distrital teve como objetivo votar e aprovar as propostas oriundas das sete Etapas Locais e consolidá-las em relatório para aprovação na Plenária Final, totalizando 35 propostas que serão encaminhadas para a Etapa Nacional a ser realizada em Brasília, no período de 26 a 30 de novembro de 2013. As propostas irão subsidiar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 
O evento reuniu delegados indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Kulina, Jaminawá, Kaxinawá, Manchinery, Kaxarari e convidados das secretarias municipais de saúde na área de abrangência do DSEI, de outras instituições governamentais e não governamentais e de organizações indigenistas. Antes do encerramento do evento foram eleitos os 24 delegados que vão participar da Etapa Nacional da 5ª CNSI.
"A conferência foi um sucesso e tenho certeza que o que foi proposto aqui servirá de base para ser discutido durante a 5ª CNSI”, disse Raimundo Costa Alves, coordenador do DSEI Alto Rio Purus. Ao final, os participantes receberam os certificados e os organizadores assinaram o relatório final da reunião.

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter