segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Começa nesta terça-feira a Etapa Distrital do DSEI Leste Roraima



Começa nesta terça-feira (24) a etapa distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima, evento que acontece no salão de eventos do Norte Shopping Hotel, em Boa Vista. A solenidade de abertura está marcada para as 10h. A solenidade de abertura está marcada às 10h. Confira aqui a programação da etapa, que termina na quinta-feira (26).

Participarão desta etapa distrital 244 delegados, sendo 122 representantes dos usuários, 61 dos trabalhadores de saúde e outros 61 delegados gestores, 204 eleitos nas etapas locais e 40 delegados natos, realizadas no período de 29 de abril a 25 de julho, nas localidades/aldeias: aturuca, Centro Regional Makunaima; Barro, Centro Regional Caracaranã, Malacacheta, Serra do Truarú, Araçá, Jatapuzinho, Boqueirão, Serra do Sol e Centro Regional Caracaranã.

Nas conferências locais foram aprovadas 851 propostas consolidadas para esta distrital. De acordo com dados da comissão organizadora, apesar do período de inverno rigoroso, que causou várias alterações de datas, as etapas locais alcançaram resultados amplamente positivos, tendo a participação de todos os segmentos: usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores.

As expectativas dos participantes, segundo relato da comissão organizadora, têm como ponto principal o discernimento dos indígenas quanto à importância das etapas locais e distritais, além da Conferência Nacional de Saúde Indígena, para a construção de elementos que permitam a implementação, em sua plenitude, da política nacional de saúde para os povos indígenas.

A população do DSEI Leste Roraima é de aproximadamente 42 mil indígenas, distribuídos em sete etnias: Wapixana, Macuxi, Ingaricó, Taurepang, Sapara, WaiWai e Patamona. O acesso às aldeias é feito por via terrestre, aérea e, a menor parte, por via fluvial. 

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter