sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DSEI Leste Roraima encerra Etapa Distrital visando alcançar metas da 5ª CNSI




Povos indígenas de onze regiões, das etnias Wapixana, Macuxi, Ingaricó, Taurepang, Sapara, WaiWai e Patamona, reunidos em Boa Vista (RR), encerraram, nesta quinta-feira (26), a Etapa Distrital da  5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste Roraima. O encontro, realizado no Salão de Eventos do Norte Shopping Hotel, foi aberto na terça-feira (24) e contou com a participação de mais de duzentos delegados, representantes dos usuários de saúde, dos trabalhadores na saúde, de gestores, além dos delegados natos e convidados.

No encerramento do encontro foram escolhidos, em votação, os delegados que irão participar da Etapa Nacional, em Brasília (DF). No total, serão 80 delegados e desses, 40 são usuários; 20 trabalhadores e 20 são gestores. Também foram eleitos 24 suplentes, sendo 12 representantes de usuários, seis dos trabalhadores e seis dos gestores. Os suplentes somente participarão, viajando para o próximo encontro, na hipótese da ausência do titular. 

O agente de saúde Helinilso Nicácio, 29 anos, delegado representante dos trabalhadores em saúde, é Wapixana e veio da região da Serra. Esta é a primeira conferência de saúde indígena que ele participa e, como delegado, esteve nas duas etapas locais do DSEI Leste Roraima. “Está sendo uma experiência muito grande participar dos debates de interesses de nossas comunidades indígenas, para construirmos propostas e levarmos para a Etapa Nacional”, disse. Helinilsio, observando algumas conquistas que o povo dele já conseguiu. “Tivemos avanços nos últimos anos, mas, com certeza, queremos mais, para uma melhor qualidade da saúde dos povos indígenas”, completou. 

Outro delgado participante é o indígena Geraldo Pereira, da região e etnia Wai Wai, que participa da sua segunda conferência de saúde indígena. A primeira foi a de 2006. “Nosso direito é lutar pelo melhoramento da saúde indígena em todo o país, não apenas em Roraima”, afirma Geraldo. Para ele, desde a última conferencia já houve melhoras, como no transporte. “Esperamos mais nos medicamentos e nos postos de saúde, que estão precários”, ressaltou.

Recuperar metas não estabelecidas na 4ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e efetivar o que ainda falta para melhorar a saúde dos povos indígenas são objetivos a serem alcançados na 5ª CNSI, segundo afirmou a secretária executiva do Controle Social DSEI Leste Roraima, Ivani Gomes da Silva. “A 5ª CNSI vai efetivar o trabalho da Sesai relacionado a essas ações referenciadas à qualidade da saúde indígena”, salientou.

Mapeamento
Um questionamento levantado durante o encontro foi sobre o mapeamento de indígenas portadores de deficiência física ou mental. Segundo a conselheira nacional de Saúde, Marisa Furia, que também é presidente da Associação Brasileira de Autismo, área que representa dentro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o mapeamento desses indígenas é necessário para que também sejam disponibilizados benefícios de atendimento, como os existentes no Sistema Único de Saúde (SUS). “Vou levar para a área técnica do CNS essa proposta de levantamento dos índices nas aldeias indígenas do país”, afirmou a conselheira.

O encerramento da Etapa Distrital da 5ª CNSI do DSEI Leste Roraima foi proclamado pela coordenadora distrital, Dorotéia Moreira Gomes, que agradeceu a participação de todos os representantes e convidados, além da comissão organizadora e demais trabalhadores que colaboraram com a realização do evento, desde as onze etapas locais realizadas nas regiões indígenas.

Por João Bosco de Araújo 



0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter