terça-feira, 24 de setembro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Alto Rio Negro reúne mais de 300 pessoas



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro (ARN) realizou, entre os dias 17 e 19, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento foi realizado no Auditório do Instituto Federal do Amazonas - Campus SGC, em São Gabriel da Cachoeira (AM). A abertura da Etapa contou com apresentações de danças de Japurutu e Carriçu, apresentadas pelos indígenas da etnia Baniwa, tradicionalmente realizadas em cerimônias de abertura (dabucuri e durante o ritual de oferenda).

Trezentas pessoas participaram da Etapa, sendo 146 delegados natos e eleitos nas Etapas Locais.  De acordo com a organização, no decorrer das discursões das propostas houve muita participação dos delegados e aprovação na plenária final. 

A apresentação dos Eixos Temáticos da 5ª CNSI aconteceu na tarde de terça-feira (17) e na manhã de quarta-feira (18). Em seguida, foi feita a divisão dos três grupos de trabalho, de forma paritária, para que fossem discutidas as propostas.

A Etapa Distrital contou com a participação de várias autoridades locais e regionais, dentre elas o coordenador do DSEI ARN e coordenador-geral da etapa, Alexandre Oliveira Cantuária; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Alexandre Alemão Miranda; a Presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Almerinda de Lima; o Coordenador regional da Funai, Domingos Barreto; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Argemiro Teles; o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Renne Coimbra; a secretária Municipal de Saúde, Maria Núbia Ferreira; o representante do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas, José Rodrigues; representantes da Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Francimar Lizardo; Jerônimo Ferreira e Edinho Gonçalves; da Câmara de Barcelos, João Enecy; de Santa Isabel do Rio Negro, Orlando Ribeiro da Silva e Rosinéia Mávio; trabalhadores de saúde, prestadores de serviços de saúde e lideranças indígenas dos 25 Polos Base pertencentes ao DSEI ARN e dos três municípios de abrangência.

Fonte: Comissão Organizadora da Etapa Distrital da 5ª CNSI


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter