sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comissão Organizadora se reúne em Brasília (DF) para discutir a Etapa Nacional da 5ª CNSI


A Comissão Organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) reuniu-se na manhã desta sexta-feira (11), no plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O objetivo da reunião, a 7ª da Comissão, foi avaliar as 29 etapas distritais realizadas até o momento (restam cinco etapas a serem realizadas), bem como encaminhar as pendências nas diversas áreas de atuação da mesma.

Além de destacar os avanços ocorridos desde a última reunião, o grupo também tratou de temas importantes, como a infraestrutura e a logística da 5ª CNSI, já que uma das maiores preocupações é tornar o menos estressante possível o deslocamento dos participantes da Conferência do aeroporto para os hotéis e para o local do evento. “Eles só têm que se preocupar com a Conferência e não com transporte, hospedagem e outros itens, que acabam cansando muito, principalmente os indígenas”, destacou Fernando Rocha, coordenador de Infraestrutura da 5ª CNSI, lembrando que as discussões acerca das políticas de saúde é que devem ser o foco dos participantes.

Além deste subitem, também foi discutida a organização da Conferência e a definição dos delegados e convidados nacionais para a Etapa Nacional, que acontece em Brasília (DF), no período entre 26 e 30 de novembro. O documento referente a este item, inclusive, está disponível na página da Conferência.

Participaram da reunião, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); Conselho Nacional de Saúde (CNS); Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres; Universidade de Brasília; Comissão Nacional de Infraestrutura; Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), além de membros do Conselho Executivo, Relatoria, Departamento de Atenção Básica, Ministério do Planejamento e do Segmento de Usuários.

Por Paulo Borges
Foto: Luís Oliveira - Sesai/MS





0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter