segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Distritos finalizam Etapa Distrital da 5ª CNSI


Na semana passada, foram realizadas as últimas cinco Etapas Distritais da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Litoral Sul, Bahia, Interior Sul, Mato Grosso do Sul e Maranhão completaram as 34 etapas previstas. Cerca de oito mil pessoas, entre delegados, gestores, trabalhadores, representantes de organizações indígenas, convidados e indígenas atendidos pela Sesai participaram desta etapa da Conferência.

Cada DSEI discutiu e aprovou as propostas que serão levadas para a Etapa Nacional, prevista para ocorrer entre os dias 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF), com o intuito de modificar a forma como o governo executa as ações de saúde indígena. Ao todo, foram aprovadas 1.190 propostas, que neste momento estão sob a responsabilidade da Comissão de Relatoria. 

Também nas etapas distritais foram escolhidos os delegados que representarão cada DSEI durante a Etapa Nacional. A forma de escolha está disponível no blog da 5ª CNSI.

Durante as etapas, foram formados grupos de discussões que se debruçaram sobre o tema central da conferência: Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada. Dentro desse tema, foram incluídos os quatro eixos temáticos que norteiam a 5ª CNSI: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter