quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DSEI Araguaia e Kayapó do Pará também aderem ao Outubro Rosa

Colaboradores do DSEI Kayapó do Pará comemoram resultados ações

Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) Araguaia e Kayapó do Pará aderiram ao Outubro Rosa, promovendo ações de prevenção do câncer de mama nas aldeias atendidas.

No caso do DSEI Araguaia, a campanha foi iniciada no dia 18 e a participação foi em torno de 50 pessoas por aldeia. Os eventos foram realizados nas escolas das comunidades.

Os trabalhos de conscientização envolvem palestras sobre o câncer de mama, com perguntas e repostas em torno do assunto. Além disso, é reforçada a orientação da realização do autoexame de mama; a coleta de PCCU; e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

A ação foi realizada nas aldeias Santa Isabel do Morro, JK, Watau, Fontoura, São Domingos, Mirindiba e Teribré.

Os funcionários do DSEI Araguaia também foram contemplados com um trabalho de orientação, com palestras sobre o câncer de mama.

Kayapó do Pará 
No DSEI Kayapó do Pará o dia escolhido para a ação foi 22 de outubro, quando todos os funcionários trabalharam com camisas cor de rosa. Além disso, houve um ação na Casai de Redenção, contando com palestras de sensibilização sobre a doença. O evento foi aberto a toda a comunidade e contou com a presença maciça das indígenas atendidas pelo DSEI.
     


Por João Bosco de Araújo


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter