quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DSEI Interior Sul aprova propostas, elege delegados e finaliza Etapa Distrital da 5ª CNSI


Foi encerrada nesta quinta-feira (17), em Florianópolis (SC), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul. Os participantes aprovaram as 35 propostas a serem encaminhadas para a Etapa Nacional da conferência, que acontece em Brasília (DF), no período de 26 a 30 de novembro. Além disso, foram escolhidos os 80 delegados para representar a região na capital federal.

A divisão dos delegados foi feita por estado, respeitando critérios populacionais e garantindo a paridade entre os segmentos. Desta forma, o Rio Grande do Sul terá 32 delegados, o Paraná 24, Santa Catarina 16, e o estado de São Paulo ficou com oito representantes para a Etapa Nacional.

Em Brasília, os delegados das regiões Sul e Sudeste terão a tarefa de defender as propostas aprovadas pelo DSEI. Segundo o Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Interior Sul, Ilírio Roque Portela, os delegados devem ter consciência da responsabilidade que receberam ao serem escolhidos pelo povo. “Quem for até Brasília não pode ficar sentado em um canto. É preciso lutar pelas nossas propostas de forma inteligente”, reforçou.

Para o Coordenador do DSEI Interior Sul, Kaio Felipe Koerich, a Etapa Distrital foi importante para repensar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas em um distrito “complexo e único no subsistema”.

Kaio também agradeceu o esforço de todos os profissionais da comissão organizadora na realização da etapa. “Tivemos algumas dificuldades devido ao tamanho do evento, mas o saldo é positivo, graças ao empenho de todos envolvidos na discussão”.

Clóvis Boufleur, secretário-geral da 5ª CNSI lembrou que durante a Etapa Nacional os delegados não poderão substituir ou alterar propostas, apenas aprová-las ou rejeitá-las. “Os delegados respeitarão o que foi aprovado durante a Etapa Distrital, e isso reforça a importância das decisões tomadas aqui em Florianópolis”, explicou Boufleur.

Propostas
Durante as 32 conferências realizadas na Etapa Local, o DSEI Interior Sul formulou 2.240 propostas e iniciou o processo de relatoria para apresentar um documento consolidado aos 496 delegados selecionados para a Etapa Distrital. Na quarta-feira (16) e pela manhã de quinta-feira (17), os participantes trabalharam na escolha das 35 propostas a serem encaminhadas para a Etapa Nacional.

Duas propostas tiveram destaques na plenária final e foram votadas em separado. Ambas foram aprovadas pela maioria da plenária. Uma delas pedia a criação de DSEIs por estado, na região “sul-sudeste”. Outra reivindica a aprovação de uma Emenda Constitucional para efetivar os profissionais que atualmente atuam no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), mas não são servidores públicos concursados.

Sobre a criação dos DSEIs no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o delegado José Ndili de José Boiteux (SC) defendeu que os novos distritos devem unir os povos indígenas de etnias diferentes e facilitar a gestão, que atualmente é compartilhada nos quatro estados pelos DSEIs Interior Sul e Litoral Sul. “Não podemos dividir por etnias, pois isso enfraquece os indígenas como um todo. Além disso, as sedes destes distritos precisam estar localizadas nas capitais dos estados para ficarem próximas aos governos estaduais”, argumentou Boiteux.

A Emenda pedindo a efetivação dos profissionais foi aprovada após discussão sobre o concurso público para a saúde indígena. Na visão dos delegados, o concurso é uma realidade para o futuro e a efetivação dos profissionais que já estão no SasiSUS é uma forma de fazer justiça a quem já atua na saúde indígena.


Por Francisco Souza
Fotos: Ígor Freitas - Sesai/MS

 Clique aqui para ver mais fotos

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter