quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DSEI Maranhão realiza última das 34 Etapas Distritais da 5ª CNSI


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão realiza, nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), em São Luiz, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Esta é a última das 34 etapas organizadas por cada um dos DSEIs existentes no país. Durante essa semana, outros quatro distritos concluíram etapas distritais: DSEI Litoral Sul, Bahia, Interior Sul e Mato Grosso do Sul.

Durante o evento no Maranhão, indígenas, gestores e trabalhadores da saúde indígena discutirão as propostas aprovadas durante as etapas locais, realizadas em cinco aldeias localizadas na área de abrangência do DSEI.

Como resultado dessas discussões, serão aprovadas as 35 propostas que seguem para a Etapa Nacional, prevista para acontecer entre os dias 26 e 30 de novembro, em Brasília (DF). Além disso, também serão escolhidos os delegados que representarão o DSEI na capital federal, sempre respeitando a regra de paridade, prevista no regulamento da 5ª CNSI.

Na Etapa Nacional, os 1.352 delegados eleitos discutirão as propostas aprovadas em cada uma das etapas distritais, onde, por meio de espaços amplos e democráticos de discussão e avaliação, foram sugeridas novas políticas de saúde para os povos indígenas. O tema central da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena é “Subsistema de atenção à Saúde indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”.

Entre os eixos temáticos debatidos nas plenárias da 5ª CNSI estão: Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de governo (gestão, recursos humanos, capacitação, formação e práticas de saúde e medicinas tradicionais indígenas); Controle Social e Gestão Participativa; etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Saneamento e Edificações de Saúde Indígena.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter