segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DSEI Parintins inicia Etapa Distrital focado na melhoria do SasiSUS


Teve início no domingo (6), em Parintins (AM), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) da região do baixo rio Amazonas, habitada por índios Satarê-Maué e Hexkaryanos. Até terça-feira (8), os 108 delegados da região discutirão propostas formuladas nas aldeias para alterar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi). Após a discussão das propostas, os delegados escolherão 32 representantes para representar o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins na Etapa Nacional da 5ª CNSI, a ser realizada entre os dias 26 a 30 de novembro, em Brasília (DF).

Para a coordenadora geral da 5ª CNSI, Bianca Moura, os indígenas de Parintins têm a chance de dar um novo rumo para a saúde do DSEI. “Nosso compromisso é de melhorar cada vez mais o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Esta conferência é a primeira em sete anos e precisamos encontrar políticas públicas que garantam a subsistência dos povos indígenas”, disse.

Bianca destacou também o trabalho feito em 309 conferências nas aldeias durante a Etapa Local da 5ª CNSI. Isso, na visão da gestora, é uma forma de ressaltar a importância da participação social na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). “A Sesai é uma criação dos indígenas e vivemos um momento de reaproximação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesai é única dentro do governo federal no sentido de participação social dos usuários”, argumentou.

Para a coordenadora do DSEI Parintins, Paula Rodrigues, o encontro é uma oportunidade que os delegados terão a chance de levar boas propostas para a Etapa Nacional, com o objetivo de modificar a atenção feita nas aldeias. “Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas destacamos o quanto já foi realizado. As propostas são importantes para definirmos o futuro. Tenho certeza que sairemos dessa conferência com boas idéias”, avaliou.

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) de Parintins, Eliseu Batista, pediu atenção aos delegados para focar nas propostas, sem desviar o assunto da 5ª CNSI. Segundo Eliseu, é importante haver uma definição clara das propostas que serão levadas encaminhadas para a Etapa Nacional.

Obadias Batista, representante das organizações indígenas de Parintins, disse que os delegados devem aproveitar a Conferência para lutar pelos seus direitos. “A Sesai é a nossa conquista. Temos que exercer o papel de fiscal e cobrar da gestão. Além disso, temos que auxiliar a administração, porque o objetivo é um só: uma saúde indígena de qualidade”.


Durante a abertura, os delegados puderam conferir uma apresentação musical da etnia Satarê-Maué, além de um vídeo resgatando as discussões feitas durante a Etapa Local. Nesta segunda-feira (7), o grupo discute os quatro eixos temáticos da Conferência, e já inicia o processo de consolidação das propostas.

Por Francisco Souza

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter