quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Em meio às ações de reestruturação, DSEI Parintins encerra Etapa Distrital da 5ª CNSI


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins encerrou, nesta terça-feira (8) a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). Na ocasião, os 108 delegados escolheram os 32 representantes de Parintins que irão defender as 35 propostas da região durante a Etapa Nacional da 5ª CNSI, programada para o período de 26 a 30 de novembro, em Brasília (DF).

Os municípios de Parintins, Maués, Nhamundá e Barreirinha contarão, cada um, com quatro indígenas na Etapa Nacional. Junto ao segmento dos usuários, a plenária escolheu oito representantes do segmento da gestão e oito trabalhadores de saúde indígena. Para a coordenadora de Articulação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Danielle Cavalcanti, é fundamental garantir que cada segmento seja devidamente representado, assegurando paridade entre os mesmos e qualidade nas discussões das propostas.

“A equipe da Sesai fez um trabalho junto aos profissionais do DSEI Parintins para auxiliar nas discussões em grupo e na condução do processo de escolha dos delegados. O importante é o debate feito sobre as ideias, visando aprimorar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas”, argumentou.

Entre as propostas selecionadas pelo grupo está o aumento da participação da Sesai na articulação com os demais entes que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de demandas de média e alta complexidade; o reconhecimento do trabalho de profissionais como o pajé e as parteiras tradicionais; e a garantia de mais recursos para ações do Controle Social indígena.

Os indígenas aprovaram três moções de apoio a gestão da coordenadora distrital, Paula Rodrigues, pedindo continuidade ao trabalho iniciado em 2011. Outra moção de apoio foi feita à Missão Evangélica Caiuá, entidade que mantém convênio com 17 distritos em todo o país, atuando na contratação de profissionais, educação permanente e Controle Social.

Em meio às atividades da Etapa Distrital da 5ª CNSI, o DSEI Parintins deu continuidade as ações de reestruturação do atendimento com a aquisição e entrega de 12 motores de popa de 15hp. Os equipamentos serão instalados em barcos de pequeno porte que fazem o transporte de pacientes e das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) da cidade às aldeias e vice-versa. No mesmo período também foi inaugurada a Casa de Saúde do Índio (Casai) de Nhamundá.

“Temos que nos lembrar de toda a burocracia envolvida nos processos de aquisição de insumos, mas destacamos que conseguimos atender demandas que há muito tempo os indígenas reivindicavam”, explicou Paula Rodrigues.
   

Por Francisco Souza

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter