segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comissão Organizadora alinha últimos preparativos para 5ª CNSI


Às vésperas da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), a Comissão Organizadora do evento se reuniu, nesta segunda-feira (25), no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para alinhar procedimentos, sanar dúvidas e traçar planos práticos de trabalho. A Etapa Nacional acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CCIB), na capital federal.

O secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, lembrou que a 5ª CNSI é especial, já que os povos indígenas têm suas especificidades, fazendo com que o andamento do evento seja diferente de outras conferências de saúde já realizadas. “Temos que estar preparados para recebê-los bem, sempre respeitando a cultura de cada povo”, disse.

Durante a reunião, foi exibida uma apresentação com a relação de todas as comissões e subcomitês que trabalharão durante a Conferência, bem como o coordenador de cada um deles e suas atribuições. (clique aqui para exibir a apresentação). Além disso, foi sugerido que todos os envolvidos nos subcomitês e comissões visitem o local onde será realizado o evento.

A 5ª CNSI conta com as seguintes comissões: Comissão Organizadora; Comissão de Relatoria; Comissão de Comunicação e Informação e Comissão de Infraestrutura. Além disso, há o Comitê Executivo, que foi organizado em subcomitês visando facilitar o fluxo de trabalho. São eles: Acolhimento; Transporte, Hospedagem, Credenciamento, Apoio, Saúde, Alimentação, Feira/Stand/Tenda dos Saberes; Cultural; Cerimonial; Painelista e Passagem.

De acordo com a coordenadora-geral de Planejamento e Orçamento da Sesai (CGPO), Rozângela Camapum, é importante que todas as comissões e subcomitês estejam em sintonia, sendo este um requisito fundamental para o bom andamento da Conferência. Além disso, ela reforçou a necessidade de todos os subcomitês estarem esclarecidos quanto às ações a serem desenvolvidas por cada uma das equipes de trabalho. Assim, cada coordenador tem a missão de identificar na planilha do Termo de Referência (TR) da Conferência os itens afins ao subcomitê; elaborar o Plano de ação e o Relatório de Execução da Conferência. Os formulários, inclusive, foram entregues aos coordenadores, que também puderam sanar dúvidas ao fim da reunião.

Ainda durante o encontro ficou definido que na próxima quarta-feira (27), a partir das 9h, os subcomitês de Hospedagem, Transporte, Passagem, Acolhida, Alimentação, Apoio e Cultura, se reunirão no edifício II do Ministério da Saúde, em Brasília, para finalizar as pendências e organizar a chegada e estada dos delegados da 5ª CNSI.

Já no domingo (1º), a partir das 10h, no CCIB, será o dia daqueles que trabalharão durante a Conferência realizarem o credenciamento, bem como receber as pastas, crachás e camisetas. “Neste dia, as pessoas poderão conhecer melhor o local do evento, as salas onde trabalharão e receber as últimas orientações”, ressaltou Rozângela.

Por Paulo Borges
Foto: Luís Oliveira - Sesai/MS



0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter