quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

5ª CNSI conta com 'Sala de Cinema’ com filmes produzidos pelos próprios indígenas


Mais um espaço de entretenimento e relação mútua de aprendizagem entre índios e não índios pode ser encontrado na Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), de 2 a 6 de dezembro. Trata-se de uma ‘Sala de Cinema’ com uma série de filmes produzidos pelos próprios indígenas, mostrando olhares íntimos sobre seus povos, modos de pensar e viver o mundo.

Entrelaçando passado e presente, palavra e imagem, corpo e memória, os vídeos da coleção ‘Cineastas Indígenas’ revelam outras possibilidades de perceber a diversidade das realidades indígenas no Brasil. “Eu assisti a um filme que fala sobre o Xingu, logo após o almoço, para me dar um descanso. Gostei bastante, porque pude conhecer mais sobre eles e fiquei ainda mais feliz por saber que o vídeo foi feito pelos próprios índios. Muito bom isso”, parabenizou a delegada Dolores Araújo, da etnia Tuxá, do interior da Bahia.

Os filmes exibidos são: Cheiro de pequi; O dia em que a lua menstruou; Novos Tempos; Os cantos do cipó; O amendoim da cutia; Depois do ovo a guerra. A série reúne um repertório de imagens que compõem narrativas visuais e construções mentais, as quais foram engendradas em momentos históricos específicos e são frutos de uma realidade social particular.

Janine Ginane, funcionária da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que vem trabalhando ativamente na 5ª CNSI, aprovou a ideia da ‘Sala de Cinema’ e acredita que o olhar do índio atrás das câmeras mudou o rumo da documentação dessa cultura. “Fiquei surpresa com o material que foi produzido pelos próprios indígenas e achei super bacana estar sendo exibido aqui na Conferência. Com isso, os não índios podem conhecer e aprender mais sobre as culturas de diversas etnias apresentadas pelos indígenas”, afirmou.

Por Vivianne Paixão 
Foto: Fernanda Miranda

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter