segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Carta de agradecimento

 
A 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2013, em Brasília (DF), foi um marco na história das lutas dos 305 povos indígenas do Brasil por uma saúde pública de qualidade. Durante cinco dias, delegações de todo país, indígenas e não indígenas, confraternizaram-se na mais perfeita harmonia. Debateram temas que estão presentes no dia a dia de cada comunidade. Tiveram a oportunidade de avaliar o que já foi feito, reconhecer as conquistas e, principalmente, propor novos caminhos para melhorar a assistência, o acesso, e a qualidade de saúde de acordo com as necessidades constatadas lá nas aldeias. Um momento único, que marca o processo de construção e reformulação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, em vigor desde 2002.
 
Foram 10 meses de intenso trabalho, de abnegação e dedicação integral de toda equipe que faz a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e, em especial, por parte daqueles que trabalharam diretamente na organização deste grande evento.  Como foi ressaltada pelos próprios indígenas, esta não foi mais uma conferência, mas a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, marcada não somente pela fraternidade entre os participantes, mas também pelo alto nível de participação coletiva e de conscientização. Os debates ali fomentados abarcaram o que há de mais atual para melhoria da assistência prestada aos quase 900 mil indígenas do Brasil.
 
Em todo este processo de construção, saímos mais fortalecidos e esperançosos para continuar enfrentando a batalha, pois o sentimento que ficou é de que estamos no caminho certo. Ainda há muito a ser feito, é verdade. Agora é hora de mantermos a corrente e retirarmos do papel os anseios defendidos com tanta convicção pelos delegados desta conferência e torná-los realidade.
 
Em nome da Coordenação-Geral da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena e da Secretaria Especial de Saúde Indígena, queremos manifestar nossos sinceros agradecimentos e o merecido reconhecimento a todos e todas que participaram e contribuíram para o sucesso desta brilhante construção.
 
Coordenação Geral da 5ª CNSI


Foto: Luís Oliveira - Sesai/MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter