terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Participantes da 5ª CNSI expõem necessidades e sugestões em relação ao tema central


O segundo dia da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) foi aberto com o Diálogo Temático sobre o tema central do evento: “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e o SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”. O objetivo da atividade é dar oportunidade aos participantes de expressarem as necessidades sentidas, angústias, sugestões e expectativas em relação ao tema.

A questão mais recorrente entre os grupos foi o problema do alcoolismo nas aldeias. Em um dos grupos foi colocada a necessidade de que a Conferência resulte em uma orientação para que o tema seja abordado nos Conselhos Locais e Distritais de Saúde Indígena o quanto antes.

O tema das endemias nas aldeias, como a malária e a dengue, também foi abordado em uma das salas de debate. José de Assis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará, delegado que representa o segmento dos trabalhadores, colocou a falta de ações de combate a essas endemias por parte dos municípios na área indígena. “Trouxemos uma proposta para a Conferência: que a Sesai crie um Núcleo de Controle de Endemias nas aldeias”, contou.

A tarde haverá duas mesas centrais com os temas “Controle Social e Gestão Participativa”, às 14h, e “Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo”, às 16h.

Por Ayana Figueiredo - CNS
Foto: Rafael Bicalho - CNS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter