quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Secretário de Atenção à Saúde participa de painel de discussão durante a 5ª CNSI


O Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, participou do painel "Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo", durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Entre os painelistas estavam a representante do CONASS, Lourdes Almeida, o representante do CONASEMS, Charles César Tocantins e o procurador da República José Godoy e o mediador da mesa, Manoel Uilton dos Santos, do Povo Tuxá.

Durante o evento, o secretário Helvécio Miranda ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo bem-estar de todos os brasileiros e por isso, as Redes de Atenção à Saúde devem atender as particularidades e singularidades do povo indígena. “Começamos uma mudança para que todas as redes, começando pela Rede Cegonha e de Saúde Mental, se adequem à necessidade dos povos indígenas, a partir do fortalecimento da Atenção Básica, com mais estrutura, com mais médicos na atenção básica indígena orientando a necessidade para a Alta e Média Complexidade”.

O secretário também alertou para a necessidade de reforçar este pacto na contratualização de prestadores. “Nós precisamos fazer a contratualização destes hospitais municipais, estaduais ou filantrópicos, incorporando esta necessidade e garantindo o acesso da população indígena. Este é o novo formato que estamos propondo para o incentivo de atenção especializada”.

ASCOM/MS

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter