sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Sesai realiza reunião de avaliação da 5ª CNSI


Trabalhadores e técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Controle Social se reuniram, nesta sexta-feira (13), no auditório Emílio Ribas, localizado no edifício sede do Ministério da Saúde, para fazer uma avaliação da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) sob o olhar daqueles que trabalharam no evento.

Após um café da manhã em que o cardápio foi montado de forma coletiva, com cada um trazendo algo a ser compartilhado por todos, o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, abriu a reunião e agradeceu a cada dos envolvidos no trabalho realizado. Para ele, as demonstrações de união e esforço coletivo foram fundamentais para o sucesso da Conferência.

“O sucesso se deveu a cada um que integrou os subcomitês, dando sua contribuição”, disse, destacando que a valorização do trabalho desenvolvido nas aldeias foi fundamental para o alto índice de aprovação das propostas formuladas na base. “Agora, trabalharemos em um sistema de monitoramento e acompanharemos a implantação do que foi aprovado durante a Conferência”, completou.

Já a coordenadora da Assessoria do Controle Social da Sesai e coordenadora do Comitê Executivo da 5ª CNSI, Bianca Moura, lembrou que a avaliação da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) sobre a Conferência também foi muito positiva. “Sem essa harmonia destacada pelo secretário e notada durante os dias de conferência, a 5ª CNSI não teria sido o sucesso que foi”, enfatizou.

O coordenador do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi), Jorge Marubo, se disse muito feliz enquanto usuário da Saúde Indígena e representante de todos os índios do Brasil nesta reunião. “Diante dos problemas enfrentados, temos que construir boas propostas e não utilizar a conferência como palco de manifestações. Os índios entenderam isso, daí o sucesso”, afirmou.

Edmundo Omore, representante das Organizações Indígenas da Amazônia e conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), destacou que a criação da Sesai é um dos pontos fundamentais para o sucesso da 5ª CNSI. “Na minha avaliação, a Conferência foi sólida, positiva e coerente”, pontuou.

Representantes de comitês e subcomitês também tiveram espaço para compartilhar suas avaliações. Após isso, ficou decidido que 2014 será um ano de trabalho em prol da implementação das propostas aprovadas durante a 5ª CNSI. 

Por Paulo Borges

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter