quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Xavantes mostram rituais durante a 5ª CNSI


Indígenas da etnia Xavante fizeram uma apresentação no início da tarde desta quinta-feira (5), no salão principal do Centro de Convenções Internacionais do Brasil, onde acontece a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI).

Pintados e usando vários adereços, eles formaram uma roda e entoaram alguns ritos tradicionais do povo Xavante. O primeiro simbolizava o canto da vitória. Depois, eles mostraram a dança pela cura das doenças e recuperação da saúde.

Os índios também fizeram o rito que indica a iniciação dos novos guerreiros: os jovens indígenas que acabam de se formar e ganham a liberdade para buscar seus próprios desafios.

Ao final da apresentação, os Xavantes convidaram os presentes, não índios e de outras etnias, para se juntar a eles. A roda foi aumentando e, em poucos minutos, uma bonita dança reunindo diferentes pessoas abrilhantou o espaço da Conferência.

“O que nós queremos é preservar nossos ritos. Que nossos jovens vejam o que os adultos estão fazendo e não percam nossa cultura”, disse Agnelo Xavante.

Por Graziela Oliveira 
Foto: Luís Oliveira - Sesai/MS

Um comentário:

  1. Olá pessoal da 5 CNSI, perdi um Smart Phone da LG, por favor quem o encontrar devolver entrando em contato pelo face, Joaquim Alarcão, obrigado!!!

    ResponderExcluir

Facebook Google+ Twitter