quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Grupos de trabalho do DSEI Kaiapó MT debatem eixos temáticos da 5ª CNSI




Dando sequência à Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó Mato Grosso, os debates nos grupos de trabalho continuaram. O evento, aberto na terça-feira (17), está sendo realizado no auditório  do Centro Comunitário Esportivo (Fraternal), em Colíder (MT), e termina nesta quinta-feira (19).

São três grupos de trabalho, e cada um divide as discussões entre as sete diretrizes que foram aprovadas nas etapas locais, realizadas nas aldeias. Para o Grupo I, participa a representação do Polo Base do município de Juara, com os delegados das aldeias Nansepotiti, Kororoti e Omeikrankum. O Grupo II, as representações das Aldeias Terena, Piaraçú, Metuktire e região. E o Grupo III, os representantes das Aldeias Kururuzinho, Mayrowi, Pontal, Sapé, São Benedito e Kapoto. 

Para Luis Colonelli, gestor de um dos grupos, é com este trabalho da Conferência que serão construídas propostas que possam contribuir para o atendimento, principalmente nas aldeias. Seja de saneamento, na saúde das crianças ou gestantes. “Estamos juntos nesta luta pelas melhorias nas comunidades indígenas”, frisou. Colonelli enfermeiro e participa do evento como delegado e, segundo revelou, também participou da 4ª CNSI, realizada em 2006.

Paimu Txucarramãe, representante da aldeia Kapoto, espera que as ideias discutidas e encaminhadas para a Etapa Nacional sejam aprovadas. “E que seja oferecido um atendimento de qualidade para as nossas famílias”, disse. 

Nesta quinta-feira (19), serão encerrados os trabalhos da Etapa Distrital do DSEI Kaiapó Mato Grosso, com apresentações das diretrizes e das propostas e subsequente aprovação, como também da escolhas dos nomes dos novos delegados que irão participar do evento nacional, em Brasília (DF), de 26 a 30 de novembro. 

A saúde indígena dispõe de estrutura específica dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), que se configura através do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no qual o Controle Social da Saúde Indígena também se estrutura de maneira diferenciada, através dos Conselhos Locais de Saúde Indígena e do Conselho Distrital de Saúde indígena (Condisi).    

 De acordo com o artigo 198 da Constituição Federal de 1.988, um dos princípios organizativos fundamentais do SUS é a participação popular. E, de acordo com a Lei 8.142/1990, as conferências de Saúde são instâncias legítimas do controle social.

Por João Bosco de Araújo
De Colíder-MT


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter