terça-feira, 22 de outubro de 2013

Etapa Distrital da 5ª CNSI no DSEI Maranhão reforça e aprova propostas de melhorias para a saúde indígena


O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão finalizou, na última semana, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro, em São Luís (MA).

Além dos convidados, também participaram da etapa trabalhadores da saúde, gestores e usuários indígenas das aldeias de abrangência dos Polos Bases de Santa Inez, Zé Doca, Amarante, Arame, Barra do Corda e Grajaú, dos povos indígenas Tenetehara Guajajara, Gavião, Krikati, Timbira, Guajá, Kanela e Kaapor. Ao todo, segundo os organizadores, 171 pessoas marcaram presença nesta etapa distrital.

Antes do evento na capital maranhense, cinco etapas locais foram realizadas, culminando em 138 propostas, que foram discutidas nos grupos de trabalho formados durante a Etapa Distrital.

De acordo com o coordenador do DSEI, Licínio Brites, a etapa foi um sucesso. “Todos os delegados estão dispostos a discutir as propostas para que estas tenham condições de chegar à Etapa Nacional. Eles estão comprometidos em defendê-las e certamente isso contribuirá para a saúde indígena no Maranhão”, disse Licínio.

Por outro lado, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), José Dilamar Araújo Pompeu, destacou que nas Etapas Locais foram abordadas dificuldades como: a falta de  medicamentos e apoio logístico. Por isso, lembrou ele, foram constituídas propostas para mudar a relação com os gestores e melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pompeu ressaltou que a Etapa Distrital é uma serve para fortalecer o DSEI em vários aspectos e segmentos. “É uma oportunidade para fortalecer o DSEI nas partes da logística, burocracia e transportes. Pleitear concurso público para profissionais que fazem o atendimento da população indígena, além de investir em capacitação para que os trabalhadores da saúde compreendam as diversidades culturais, facilitar a comunicação e melhorar a educação”, finalizou.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter