quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Mato Grosso do Sul reúne 368 conferencistas


O maior Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Brasil no quesito populacional, DSEI Mato Grosso do Sul, localizado na região do Pantanal mato-grossense, próximo a divisa com o Paraguai e a Bolívia, deu início, nesta terça-feira (15), a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento está sendo realizado no Eco Hotel Chácara do Lago e conta com a participação de 368 conferencistas.

Durante três dias, índios de oito etnias (Guarani-kaiowá, Ofaié, Atikum, Guató, Terena, Kadiwéu, Kinikinaw, Guarani Ñandeva), além de não índios, discutirão formas de encontrar políticas públicas que garantam a subsistência dos povos indígenas. O DSEI Mato Grosso do Sul, responsável pela saúde de 72.215 índios, preparou 15 etapas locais e delas saíram 580 propostas, que foram consolidadas em 75 para a Etapa Distrital.

Na solenidade de abertura da etapa foi debatido o tema central da Conferência - ‘Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada’ - e realizada a plenária de aprovação do regimento interno. Nesta quarta-feira (16), os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir os eixos temáticos e avaliar as propostas de cada eixo. Por fim, na quinta-feira (17), 136 delegados serão escolhidos para fazer a defesa das 35 propostas encaminhadas para a Etapa Nacional, que acontecerá no periodo de 26 a 30 de novembro, em Brasília (DF).

Participaram da Etapa Distrital do DSEI Mato Grosso do Sul, o secretário Municipal de Saúde de Amambaí, Pedro Humberto Fernandes Alves; os representantes da Sesai, Rui Arantes da Fiocruz Campo Grande; Lucivan Correa Bernardo; liderança Xocó de Sergipe, Lindomar; representando a Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas), Marina Rosa de Sampaio; o representante da articulação do povos indígenas do Brasil, Otoniel Ricardo; o vereador indígena, Eder Alcantara Oliveira, da cidade de Dois Irmão do Buriti; representante do Conselho Continental da Nação Guarani, Oriel Benites; representante do Conselho da Aty Guassu, Celso Alziro; e a Grande Assembleia Terena, representada pelos povos indígenas da região norte de Mato Grosso do Sul.




0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter