terça-feira, 8 de outubro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Porto Velho reúne mais de duzentas pessoas


O Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Porto Velho realizou, entre os dias 2 e 4 de outubro, a Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI). O evento foi realizado em um hotel, localizado na zona rural de Ji-Paraná (RO).

A abertura da etapa contou com uma apresentação cultural das etnias Tupari, Gavião, Arara, Zoró, Uru Eu Wauwau, Amondawa, Sakerabear, Migueleno, Puruborá, Oro Não, Jabuti e outras. Cerca de 200 pessoas, entre delegados, organizações indígenas, pajés, parteiras e convidados participaram do evento. Durante a abertura, o coordenador geral das Etapas Local e Distrital do DSEI Porto Velho, Jaumir Marques ferreira, e o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Samuel Tupari, destacaram a importância deste evento para a comunidade indígena de todo o país.

Durante os três dias da etapa, os grupos de trabalho abordaram os eixos temáticos da 5ª CNSI. Neste período foram discutidas as propostas elencadas durante as etapas locais, realizadas nas aldeias do DSEI no mês de julho. Ao fim desse processo, foram aprovadas 11 moções que serão levadas para a Etapa Nacional, prevista para acontecer em Brasília (DF), no período entre 26 e 30 de novembro.

Além disso, foram eleitos 12 delegados representando o segmento dos usuários indígenas, seis do semento gestor e outros seis do segmento trabalhador da área de saúde.


0 comentários:

Postar um comentário

Facebook Google+ Twitter